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Panda Says - Os jogos e seu desenvolvimento: O ápice da Arte Humana

Eu sei, quem leu o título do post provavelmente deve ter feito uma cara de "Waaaaaat" e pensado "Esse cara é um maluco, como assim o ápice da arte?!". Eu entendo que muitos podem considerar um exagero meu falar que os jogos eletrônicos são sim a maior expressão artística da modernidade. e não, não estou louco e posso mostrar o por que cheguei a esta conclusão.


Vamos pensar em um jogo e todos os elementos que irão lhe compor. Primeiro de tudo um jogo precisa ter uma estrutura ou como nos conhecemos uma engine, uma base para fundamentar todo jogo, a engine funciona como se fosse o esqueleto do jogo. Os programadores e os roteiristas tem de conversar e se entender para então criar a melhor estrutura para a ideal para que o jogo funcione perfeitamente, aliás quase perfeito por que sempre vai ter um erro aqui um erro ali que depois será corrigido, não é verdade Assassin's Creed Unity?
Sim, concordo!
 Pense no desenvolvimento da engine como a parte da arquitetura do jogo, os programadores e roteiristas são os engenheiros e arquitetos que buscam não só criar algo funcional que cumpra todos os padrões estabelecidos e criar mecanismos que tragam uma beleza única ao jogo. Assim como em uma estrutura se a engine não for bem feita ela irá apresentar falhas e essas falhas podem ser trágicas, para um jogo não irá representar perda humana, mas crashes podem danificar o progresso do jogador o que faz com que a experiência com o jogo seja comprometida. Assim que o esqueleto estiver pronto passamos para o próximo passo: O enredo.

O enredo do jogo constitui sua História, seus personagens, seus desafios ou seja quase tudo que o jogo precisa para ter sentido podendo ser uma história simples como um torneio de artes marciais até chegar a uma história complexa como uma invasão alienígena que visa destruir a vida como ela é conhecida no universo. Os roteiristas que desenvolvem esse enredo são escritores, que dão vida a suas criações através do jogo, seus personagens precisam ser carismáticos para causar emoções aos jogadores assim como seria feito em um livro, a história precisa ter um sentido, um início, meio e fim bem planejados e organizados caso contrário o jogo ficará confuso e isso irá prejudicar a imersão do jogador com a história. Após o enredo estar pronto partimos para o próximo passo: O design.

Nobuo Uematsu
O design de um jogo é onde a arte encontra seu ápice, artistas, sim verdadeiros artistas usam de ferramentas 3D ou não para criar belas paisagens, personagens que enchem os olhos de tão bem feitos, as vezes com a arte 3D é alcançado um nível de perfeição que você começa a enxergar o personagem realmente como um ser humano devido sua aparência chegar tão próxima a de um humano comum e isso mostra que os designers de um jogo podem ser considerados como Pìntores ou Escultores que também moldam algo sem forma, em algo belo que nos encanta. Ah finalmente acabamos? Não ainda temos mais partes, mas se eu for falar de todas especificamente vou ficar escrevendo aqui por vários dias, mas temos ainda os músicos que criam verdadeiras obras primas que fazem o ambiente do jogo siga a história, sem falar que compõem belas melodias justamente para o jogo, mas que serviriam perfeitamente para um concerto ou um show, as vezes encontramos gênios como Nobuo Uematsu que faz maravilhosas canções para a série Final Fantasy e outras mais. Então podemos notar que todos os seguimentos da arte se encontram na criação de um jogo, até mesmo atuação com a vinda de jogos com atores dublando seus personagens, entendem o por que considero os jogos como o ápice? Todos os seguimentos artísticos podem ser encontrados em um jogo, por isso considero que o desenvolvimento de jogos seja o ápice por que além de oferecer tudo isso ainda faz com que o jogador tenha que se esforçar para saber tudo ou que ele tenha que explorar e passe horas apreciando uma bela obra de arte.

E o que você acha? Estou exagerando? Tenho razão no que digo? Expresse-se nos comentários

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