 |
Primeiro produto transmissor de Li-Fi |
Li-Fi é um possível upgrade ou melhor dizendo substituto da nossa amada Wi-Fi e por que eu digo substituto? Por que a capacidade de transmissão de dados da Li-Fi excede em muito a capacidade das já conhecidas ondas de rádio que são responsáveis pelas transmissões de dados na conexão Wi-Fi, os experimentos mostram que já foi alcançado a marca de 10 gigabits de velocidade de transmissão o que é 10 vezes mais poderoso que a atual, ainda está em fase de testes é claro, mas pode ser considerada sim a sucessora do Wi-Fi porém há um problema com a mesma, ela não atravessa paredes como as ondas de rádios, pois como já disse anteriormente esta tecnologia usa lâmpadas LED que fazem a transmissão de dados através da luz, então isso é um grande obstáculo para ser vencido se essa tecnologia deseja encabeçar o mercado e substituir a nossa querida Wi-Fi.
Se você acha isso uma desvantagem que nunca será resolvida, nos primórdios da Wi-Fi a mesma não conseguia transmitir dados através da água ou seja era só chover e pronto a conexão ficava inútil, hoje em dia não se tem mais esse problema o que é um grande alívio para todos que gostam de acessar a internet para descansar e se divertir.
 |
Professor Harald Haas |
O inventor dessa tecnologia é o professor Harald Haas da Universidade de Edimburgo no Reino Unido, ele ocupa a cadeira de Comunicações Móveis da Universidade de Edimburgo e é o Sócio-fundador da PureLifi ,
O termo geral comunicação luz visível (VLC), inclui qualquer uso da porção de luz visível do espectro electromagnético, para transmitir a informação. O projeto D-Light no Instituto de Edimburgo para Digital Communications foi financiada a partir de janeiro de 2010 a janeiro de 2012. Haas promovido esta tecnologia em seu 2011 TED Global de conversa e ajudou a iniciar uma empresa para comercializá-lo. PureLiFi, anteriormente pureVLC, é uma empresa fabricante de equipamento original (OEM), criada para comercializar produtos Li-Fi para integração com sistemas LED de iluminação existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário