Google+

Panda Says - Fãs, o melhor e o pior das fraquias

Quando pensamos em uma empresa, jogo, animação, quadrinhos, série e etc, lembramos de vários fatores como por exemplo: Se a história é boa, se os personagens são cativantes, se o visual nos agrada, se a trilha sonora é interessante e apesar de parecer sem lógica, pensamos nos fãs da franquia. E porque pensamos nos seus fãs? Bem vamos começar pelo princípio ou seja a sua definição, fã é alguém que admira ou gosta muito de algo ou de alguém, isso é bom para qualquer pessoa ou franquia, pois os fãs ajudam a propagar a franquia e principalmente chamar a atenção de mais pessoas, ou seja não há pontos negativos ao ter fãs envolvidos...ERRADO!!

Do mesmo jeito que fãs trazem benefícios a uma franquia, eles podem trazer malefícios tão ruins que chega a anular qualquer provável benefício que um dia eles puderam trazer e para provar o que eu estou dizendo irei colocar alguns exemplos de fãs que eu considero positivos e outros que pertencem ao lado negro da força *chiado*.


O Seguidor Fiel.
É aquele tipo de fã que ama a sua franquia, mas ama tanto que ele gosta de tudo ou praticamente tudo da mesma, ele se adequa bem a mudanças e apenas deseja que sua franquia permaneça viva para sempre.






O Dono da Franquia.
Ele também ama a franquia, mas ama de um jeito tão doentio que ele só permite que a franquia seja passada da maneira que ele a "experimentou" pela primeira vez, ele não quer mudanças, critica qualquer coisa que no seu conceito seria absurdo implementar na mesma, escreve e-mails raivosos sobre a audácia dos produtores criarem algo que ele não aprova "COMO OUSAM!" ele pensa, o e-mail normalmente contém pesadas críticas com insultos e nada de construtivo.

O Marqueteiro
Gosta tanto, mas tanto da franquia que se prontifica a fazer propaganda gratuita para a mesma, cria vídeos inspirando as pessoas a apreciarem a franquia, faz músicas, se veste como os personagens, indica pessoas ou seja faz de tudo para que sua franquia seja conhecida, ele se foca nos pontos positivos da mesma ignorando o que ele não gosta e se alguma pessoa não gostou da série e responde de maneira negativa a seus incentivos ele simplesmente a ignora ou pede uma segunda chance para a franquia lhe dando uma outra perspectiva.



O Tele Marqueteiro
Vive falando sobre a franquia e isso não seria ruim exceto que ele sempre fala a mesma coisa toda hora, todo dia e a todo minuto, enche o peito para falar que a franquia que ele gosta é perfeita e que as "concorrentes" são todas ruim, são um lixo perante a grandeza da franquia que tanto ama e jamais aceita um não como resposta se ele lhe recomendou a franquia VOCÊ TEM QUE GOSTAR DELA! Um fã desagradável por demais.

O Pacifista
Adora uma franquia porém não deixa de gostar de outras, sempre vai tecer comentários agradáveis e positivos sobre todas as franquias que goste, mas é claro que sempre vai puxar a sardinha para a sua predileta, tem uma cabeça mais aberta a novas franquias permitindo-se o prazer de experimentar outras franquias e seu ponto principal é que quando há uma discussão ele tenta apaziguar os ânimos tentando trazer um equilíbrio ao debate acalorado.


O Terrorista
Só existe a franquia que ele gosta e nada mais, tudo que não está ligado ao que gosta é ruim, é
imundo e não deveria nem mesmo existir. Considera qualquer crítica a sua franquia favorita como a uma ofensa pessoal e deve ser punida com agressões verbais e nos casos mais extremos até com agressões físicas. Todos devem amar a sua franquia e aqueles que não a amam devem permanecer em silêncio, pois suas existências impura macula a franquia.


Eu poderia passar mais tempo descrevendo todo tipo de fã, mas esses são os mais comuns na internet, então já servem de exemplo. Um fã ruim pode realmente destruir a imagem de uma franquia como o caso do vídeo abaixo onde vocês verão fãs de Pokémon e Digimon discutindo e chegarem ao ponto de se agredirem por conta desta "rivalidade" infantil.



Fato! Pokémon foi o percursos de sucesso com jogos e animações onde um ser humano interage com monstros ou uma companhia, depois dele vieram muitos outros como: Digimon, Monster Rancher, Shinzo, Medabots e etc. Não é por ter sido o primeiro que ele seja o melhor ou o mais perfeito e nem os outros por serem "cópias" que automaticamente serão ruins! Pokémon tem seus pontos bons e ruins, mas parece que isso é difícil de entender na cabeça desses fã tóxicos e esses são os mesmos que enchem o saco brigando por isso, pessoas que nunca assistiram esses DESENHOS por conta desses fãs começam a repudiar a ideia de apreciar os mesmos, pois os próprios fãs dão uma imagem negativa a eles. Um exemplo real, eu assistia One Piece, aliás assisti a primeira temporada inteira e até mesmo comprei dez mangás pela Conrad[sim sou velho], achei um Shounen genérico como qualquer outro, nada extraordinário, mas dava para passar o tempo. Foi então que vieram os fãs histéricos, a horda ignorante sedenta por atenção que me encheram tanto o saco que eu acabei ficando com raiva, com ódio da porra do anime!

Se eu falasse de outro anime "Ah mas One Piece é melhor", se eu falasse de algum mangaká "Ah mas o Oda é superior", se eu falasse que iria fazer um bife para comer "Ah no One Piece o Luffy come bife" PARA!!! PARA COM ISSO!! PORRA QUE COISA CHATA!

E para não ser injusto com fãs de anime e mangá, em todo seguimento tem fã chato, fã insuportável, fã que faz você ter a vontade de bater a cabeça do cara na parede e sim eles estragam qualquer franquia, então aqui eu lhes deixo um breve pedido, Tente ser um bom fã, não seja chato, não seja inconveniente, não faça as pessoas terem raiva do que você gosta por conta do seu comportamento insuportável.

E você que chegou até o fim (obrigado), já teve experiências ruins com fãs desagradáveis? Se tiveram deixe seu comentário. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário